Provavelmente você já precisou de uma segunda via do seu contra cheque, um esclarecimento sobre suas horas extras ou tirou dúvidas sobre seu vale transporte, certo? A importância do RH normalmente começa pelo Departamento Pessoal, que muitas vezes é o subsistema mais procurado e conhecido dentro das pequenas e médias empresas.

O Departamento Pessoal é um setor bastante burocrático e que precisa de uma grande atenção e dedicação das pessoas que exercem suas funções. As informações armazenadas neste setor, são estratégicas para todas as organizações, independente do seu tamanho. Você já parou para pensar no impacto que a folha de pagamento tem para uma empresa? Não se esqueça de que não são apenas com os salários que a empresa precisa se preocupar, existem muitos encargos que precisam ser levados em consideração na hora de fazer um levantamento de custos.

Cada empresa utiliza uma metodologia de trabalho, portanto, os controles utilizados são variados. Algumas empresas não possuem softwares de gestão e precisam organizar-se com planilhas de Excel, o que não deixa de ser menos importante ou eficiente. O que se faz extremamente necessário dentro do Departamento Pessoal, é a organização e atualização constante dos controles utilizados pela empresa. Por se tratar de um setor totalmente envolvido com prazos, que muitas vezes são curtos, tudo precisa estar “redondinho” para não haver problemas.

Você já parou para pensar sobre os controles que utiliza atualmente para conferir/calcular sua folha de pagamento, seus vencimentos de férias, vale transporte, entre outros? O software de gestão que você utiliza é efetivo? Comece a observar com mais atenção às ferramentas de trabalho que você possui e passe a avalia-las, comparando com a sua demanda atual. Elas estão atendendo a sua necessidade?

Quando você possui um setor de Departamento Pessoal organizado, com todos os controles e documentos organizados, você está fazendo com que sua empresa sofra muito menos o impacto de uma reclamatória trabalhista, por exemplo. Se você segue a legislação e tem tudo em dia, será que você precisará se preocupar tanto?

Valorize seu “DP” e busque as melhores ferramentas para sua empresa!

ENTRE EM CONTATO